CORES PARA QUE TE QUERO

Quem nunca ficou inseguro na hora de combinar cores num ambiente e acabou optando pelo básico para não cair no erro? Pois é, as cores quando bem utilizadas podem transformar e renovar a energia e provocar sensações que podem afetar até nosso humor e comportamento. Elas são responsáveis pela vivacidade, aconchego e a escolha de uma combinação de cores na decoração além de ser pessoal, varia conforme a energia que se deseja transmitir.

Para não correr o risco de cair sempre na mesmice ou deixar de decorar somente pela insegurança, existem algumas técnicas que podem nos auxiliar na escolha dessas combinações, vem ver:

cores

Fonte: Pinterest

Essa roda de cores, composta de tons e sobretons das cores primárias, secundárias e terciárias,   é uma representação das cores percebida pelo olho humano. Com ela já é possível verificar se determinadas cores combinam ou não entre si.

cores2

Fonte: Pinterest

Se ainda assim você estiver inseguro e não sabe se determinada combinação ficaria harmoniosa, utilizar esses recursos acima na leitura da roda de cores pode auxiliar na escolha, vamos lá:

Complementares: traçando apenas uma linha, são as cores opostas na roda, como vermelho e verde, amarelo e azul, etc.

Análogas:  são as combinações de duas ou três cores em sequência na roda. Proporcionam um efeito harmonioso, porém sem muito contraste já que estão próximas umas das outras.

Triangulação: são as cores escolhidas de forma que ao traçar linhas entre elas, formam um triângulo perfeito no círculo.

Meio-complementares: parecido com as complementares, ao escolher uma cor e traçar sua oposta, troque uma delas pelas suas duas cores adjacentes.

Retângulos ou quadrados: trace a forma geométrica em qualquer posição na roda e terá as melhores combinações entre si.

 

COMBINAÇÃO RETÂNGULO

quarto heitor 2 (1)

Imagem: KB Arquitetura

Combinação retangular na roda de cores. O equilíbrio das cores encontrado no vermelho das prateleiras, no amarelo da banqueta e do abajur e no verde e azul no desenho dos cactos.

COMBINAÇÃO DE CORES NEUTRAS E TEXTURAS

2 LM_Churrasqueira 02 (1)

Imagem: KB Arquitetura

Nessa área gourmet não foram utilizadas cores vibrantes, e sim cores neutras compondo com a mistura de texturas na madeira dos móveis, no revestimento em tom grafite da parede e o verde presente nas plantas.

As cores muito intensas podem nos cansar mentalmente, que tal então mesclar tons e sobretons de cores neutras no ambiente, conforme visto na primeira roda de cores, e deixar os tons vibrantes num mobiliário ou numa peça específica de decoração e adorno?

E porque não utilizar da monocromia? A mesma cor com diferentes tonalidades e intensidades distintas é uma ótima escolha e pode também deixar o ambiente um charme.

E por fim, fique atento também para outros fatores que podem afetar na escolha das cores como a dimensão do espaço, a intensidade da iluminação natural e artificial, as diferentes texturas dos materiais presente no ambiente. Experimente até chegar no seu ponto de equilíbrio!

_________________________________________________________________________________________

Quem contribuiu com este post foi a archie Karine Battu, de Belo Horizonte/MG.

Instagram: @kb.arquitetura