Ergonomia para seu HOME OFFICE

Apesar da palavra estranha, a ergonomia é imprescindível para ambientes de longa permanência, no caso, o nosso home office, está sim dentre estes ambientes, não é mesmo?

Quais seriam as medidas ideais?

Como sabemos, a ergonomia é um estudo baseado nas medidas do corpo humano, e para tal, ela confere algumas dimensões ideais para o mobiliário. Vamos ver algumas?

  • Bancada

Altura

Altura da bancada de trabalho deve obedecer a altura regular de mesa, que fica entre 70 cm e 75 cm. Hoje já existe um estudo bem avançado que diz que de tempos em tempos as pessoas devem trabalhar um pouco de pé, com o computador apoiado em uma bancada mais alta, e para tanto, muitas empresas de mobiliário de escritório estão desenvolvendo bancadas com alturas reguláveis, que vão dos 70 cm usuais até 95 cm. Você pode inovar desta forma também.

Profundidade

A profundidade de uma bancada deve depender muito do tipo de uso que será dado a ela. Mas uma bancada convencional de trabalho poderá ir de 45 cm (no caso de notebook) ou até 65 cm. Antigamente as bancadas eram mais profundas por conta da profundidade dos monitores, algo que com a tecnologia que trouxe os monitores finos, esta profundidade deixou de ser necessária.

Importante: Se for uma bancada para duas pessoas trabalharem frente a frente, a profundidade mínima (ambiente doméstico) seria de 90 cm, ou poderá ficar complicada a convivência!

Largura

Se levarmos em conta uma pessoa apenas trabalhando e espaço para ela deixar um caderno de anotações, além de um notebook, é interessante trabalhar com uma largura mínima de 70 cm e ir contabilizando múltiplos deste número para cada pessoa que trabalhará na mesma bancada. Ex: Duas pessoas trabalhando de forma linear seriam minimamente 140 cm de bancada.

  • Asssento

Se possível sempre optar por cadeiras específicas de trabalho, estas com cara de escritório mesmo. Pois elas são projetadas para longa permanência. Possuem braços, e encosto para as costas inteiras. Mesmo que a sua postura na cadeira não preencha toda a cadeira, existe o recurso. Acho que todo mundo já experimentou a sensação de sair quadrado de uma cadeira desconfortável, depois de horas à fio trabalhando ou estudando.

Importante: Os pés devem apoiar completamento no chão, e se não for possível, deverá providenciar um apoio removível para os mesmos.

E a circulação?

Ponto bastante relevante e muitas vezes deixado de lado. Se sua estação de trabalho fica encostada numa parede, quanto de espaço entre a bancada e algum obstáculo tenho que deixar, para que quando alguém estiver trabalhando, seja possível passar atrás? A resposta é 1 metro. Agora e se ninguém for passar atrás, mas você quer saber o seu espaço? Justo 70 cm. Eu realmente não recomendo menos do que isso, ou ficará realmente apertado e confinado na hora do trabalho.

Portanto, utilize o seu espaço, considerando a medida da bancada, e a área de cadeira (e circulação se for o caso) de forma a montar um espaço gostoso para a sua longa permanência!

Seguem algumas imagens, com muita ideia boa para você utilizar no seu espaço! =)

TEXTO: VANESSA PRADO LOPES, arquiteta e fundadora da ARCHIE.