Você já se deparou em um projeto no qual você decidiu trocar o piso cerâmico por um piso laminado ou um piso vinílico, mas uma reforma era inviável?
Remover um piso cerâmico envolve custos de mão de obra como também o descarte correto do piso removido, além do tempo envolvido na remoção e da necessidade, em muitos casos, de regularizar do contrapiso antes de iniciar a instalação do piso laminado ou vinílico.
Para evitar estes custos e tempo adicionais, saiba que podemos instalar um piso laminado ou vinílico sobre um piso cerâmico considerados “Flutuantes” e, para isso, devemos nos assegurar que a superfície esteja completamente regularizada, limpa e seca.
O que é um piso flutuante?
Os pisos flutuantes são opções de pisos laminados e vinílicos sem a necessidade de utilizar cola na base do piso durante a instalação, ou seja, o piso fica suspenso e fixado por encaixes “click” entre suas réguas. Portanto, essa é a principal característica que possibilita que um piso flutuante possa ser aplicado sobre a cerâmica, pedra ou mesmo sobre o concreto.
O piso flutuante laminado é produzido com madeiras certificadas FSC® de origem sustentável que podem ser de árvores das espécies eucalipto e pinus.
Já os pisos vinílicos utilizam como principal matéria-prima o policloreto de vinila, mais conhecido por PVC, que é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo com diversas aplicações, principalmente nos setores da construção civil, moda e medicina.
Umidade
A umidade no contrapiso em casas e apartamentos térreos pode gerar mofo e causar alergias respiratórias como também doenças mais graves. Para ter certeza que não há nenhum indício de mofo no ambiente onde será instalado o piso, pode-se usar uma técnica bem simples:
- Corte um pedaço de plástico no formato de uma folha sulfite A4;
- Prenda o pedaço de plástico no piso com fita adesiva em suas 4 extremidades;
- Deixe por 24 horas.
Se você perceber que há gotículas de água dentro do plástico, é sinal que existe umidade residual embaixo do piso. Neste caso, é recomendado procurar um profissional da construção civil para eliminar o problema.
Passo a passo para instalação de piso laminado ou vinílico
- Verifique o nivelamento do piso cerâmico para evitar possíveis problemas de ondulação e de desnivelamento das réguas do piso escolhido durante a instalação.
- Utilize uma manta impermeável de polietileno ou de poliuretano. Para pisos vinílicos clicados, não há necessidade de usar mantas.
- Instale uma solução de rodapés de madeira ou de poliuretano sobre rodapés cerâmicos ou mesmo, substitua os rodapés cerâmicos por novos rodapés.
Lembre-se: Procure sempre um profissional qualificado para a instalação de pisos e rodapés!
Bora climatizar o piso!
É extremamente importante que pisos laminados sejas climatizados no ambiente onde serão instalados devido a dilatação (aumento) ou retenção (diminuição) que a madeira sofre. Para isso, recomenda-se que as caixas do piso laminado sejam abertas no local da instalação por um período médio de 24h para que estes pisos de madeira se adaptem ao clima e temperatura do local.
Mas afinal, qual piso eu escolho? Piso laminado ou vinílico?
Cada piso apresenta uma característica importante:
- Pisos laminados oferecem conforto térmico para seu lar, uma vez que a madeira apresenta caraterística importante de retenção de calor.
- Já os pisos vinílicos proporcionam conforto acústico, sendo que o material plástico utilizado na produção reduz o famoso ruído “toc-toc”.
Visualmente as duas opções trazem o mesmo resultado tão almejado: deixar o ambiente mais aconchegante. Além disso, existem muitas opções de cores e texturas de pisos disponíveis no mercado.
Fonte: Atendimento realizado na Archie pela arq. Giselle Barretti
É hora de se jogar nas possibilidades e transformar completamente seu ambiente sem quebra-quebra!
Gostou desta dica? Quem contribuiu com este material foi a arquiteta e archie Giselle Barretti, e se você é profissional da área, e tem uma dica bancana para contribuir, entre em contato conosco através do e-mail contato@archie.com.br e compartilhe o seu material! =)
Texto: arq. Giselle Barretti
Instagram: @gmbarquitetura