7 aspectos que toda a casa bem decorada tem.

Todos nós sabemos que ao entrar num ambiente designers de interiores conseguem identificar, instantaneamente, o que não está legal e o que não está tão legal. O tapete que está no tamanho errado. O quadro que não está dando certo na composição. Muitos acessórios poluindo demais. Mas afinal, o que realmente separa a casa comum das casas bem decoradas? Nós conversamos com nossos profissionais para entender pontos chaves de uma decoração bem-sucedida, pois sabemos que não basta copiar a foto linda do Pinterest, porque nunca fica tão incrível!

#1. Iluminação adequada

Untitled design (2)

Da mesma forma como quando você posta uma foto no Instagram, e para que tudo fique perfeito você altera os filtros, no seu ambiente também não é diferente. Um ambiente equilibrado em iluminação natural e artificial, e jogos de luzes indiretas, fazem toda a diferença. Se na sua sala você apenas tem um ponto de luz central do teto, pense em substituir a luminária por um trilho com dois ou três spots, que você possa distribuir melhor os feixes de luz. Também distribuir abajures, pode ser do tipo pedestal ou de apoio em mesa, também vai trazer uma atmosfera mais aconchegante para o ambiente. Outro ponto essencial: esqueça luz fria ou muito branca para ambientes de permanência, você notará que a sensação de bem-estar já muda por completo!

#2. Boas soluções acomodar objetos

Untitled design (6)

Casas sem boas soluções normalmente vêm acompanhada de uma visão de bagunça, ou seja, objetos mal acomodados. Ainda assim, mesmo quando existe uma preocupação em acomodá-los de forma mais organizada, sabemos que muito do mobiliário pronto para este fim não oferece um design atraente. Felizmente já é possível adquirir móveis que têm dupla função, e não comprometem o design. Exemplo disso são as camas do tipo box, e que são basculantes e no seu interior acomodam um enorme baú. Sim, precisa de criatividade e pesquisa, mas tudo que não dá, é uma casa com aspecto de bagunça.

#3. Acompanha o estágio da vida do morador

Untitled design (4)

Certamente a casa de um casal com dois filhos terá um perfil diferente do que um casal que está iniciando a vida agora. Como o primeiro apartamento de um jovem solteiro também será diferente do perfil de vida deste mesmo casal. Situações que parecem muito óbvias muitas vezes não são levadas em consideração pelas pessoas quando estão montando suas casas. Um profissional sempre vai querer entender um pouco do seu perfil, para que possa traçar algumas definições no conceito do seu projeto, para garantir o bem-estar dos moradores da casa, e de seus convidados, através da indicação de produtos, cores e elementos que garantam a medida correta de privacidade, conforto e praticidade, principalmente nos dias de hoje tão corridos!

#4. Um ambiente conta uma estória

Untitled design (3)

Não importa o quanto você ame o showroom da Tok&Stok, sua casa não deve ser a sua cópia fidedigna. Você (e sua família, caso não seja solteiro) tem personalidade e muita coisa para contar. É muito bacana quando visitamos alguém, e ao entrar nessa casa, podemos ver fotos espalhadas, objetos de viagem, uma almofada garimpada, livros de fotografias ou leitura, flores da estação, compondo a decoração, não é? Showroom de lojas são lindos, mas servem para encantar a todos, e sua casa não deve encantar a todos e sim a você, e assim você se sentirá muito mais acolhido em casa. Sua casa precisa refletir quem você é, seus gostos e prazeres. E normalmente, um ambiente está em constante construção, nunca ficará pronto! Pense nisso!

#5. Uma planta funcional

Untitled design (5)

Imaginar uma decoração perfeita fica fácil quando temos um espaço maior, mas quando temos um espaço pequeno, sempre surgem milhares de dúvidas, não é mesmo? Um ambiente bem funcional, leva em conta a dinâmica das pessoas que nele transitam, como o utilizam, sua rotina, e também, claro, a distribuição de mobiliário de tamanho adequado ao espaço. Não adianta nada amar uma determinada poltrona, se ao colocar na sala, ela vai ficar parecendo um trono de rei! Tudo vai parecer bem estranho no ambiente. Uma plantinha bem desenhada é determinante para o sucesso do espaço.

#6. Espelhos são bem-vindos

Untitled design

Espelhos tem a função de instantaneamente criar ilusões de escala e de ponto de foco. Mas além disso, podem expandir um espaço, refletir luz e unir, como deixando um espaço mais integrado através do reflexo. Você poderá encontrar milhares de formas, acabamentos e estilos hoje em dia, e muita gente chega a substituir uma gravura, por um espelho ou até mesmo, uma composição deles.

#7. Texturas 

Untitled design (1)

Mesmo que você esteja numa fase totalmente “clean”, focado no branco, ou ainda, se preferir cores que se contrastem entre si, designers sempre recomendam o uso de texturas diferentes. Ambientes bem decorados têm camadas e camadas de texturas, trate de reparar! Texturas favorecem a sensação de um ambiente acolhedor e confortável de uma forma sutil. Mesmo que você prefira um ambiente mais neutro, certamente a brincadeira com texturas evitará que seu ambiente se torne sem graça, frio e sem personalidade.