A CHAVE DE SUCESSO PARA TODO BOM PROJETO

Você já se perguntou qual a primeira coisa que te impacta quando você entra num ambiente perfeitamente bem decorado? Bem, obviamente, o incrível jogo de cores, o mobiliário bem desenhado, a produção charmosa, mas acredite ou não, consciente ou inconscientemente, também é a simetria do ambiente. Mas porque isso? Primeiramente, isso transmite um senso de equilíbrio que tem um efeito pacífico e agradável sobre nós. E depois, simetria está em torno de nós desde o arranjo de ramos em uma árvore até o formato dos nossos corpos, logo nosso cérebro está acostumado a isso.

O equilíbrio é um princípio de projeto fundamental que não ignora qualquer estilo sendo Moderno de meados do século, Industrial, Escandinavo ou Contemporâneo. Nenhum ambiente estaria completo sem uma certa dose de simetria.

Felizmente, com alguns truques de design, você pode facilmente trazer a sensação de harmonia para seu espaço. E funciona para qualquer estilo de decoração!

COMO CRIAR SIMETRIA?

Cuidadosamente escolha o elemento central do seu ambiente. Deverá ser usualmente o que mais chama atenção no seu ambiente ao entrar, algo que está associado ao tipo de espaço em que ele está inserido, como por exemplo num quarto é a cama, numa sala poderá ser o sofá, numa sala de jantar a mesa. Aí você utiliza estes elementos para construir a simetria ao seu redor.

3

Agora, como numa escala de feixe, vá equilibrando peças ao seu redor. Se é o sofá, equilibre quadros, ou almofadas sobre ele, se a cama, equilibre as mesas de cabeceira, ou as luminárias – almofadas e travesseiros também valem. Sala de jantar, normalmente as cadeiras trazem o equilíbrio; mas existe situação mais charmosa do que quando trocamos as duas cadeiras da cabeceira por peças diferentes das demais? Ou se todas as cadeiras forem diferentes, traga o equilíbrio em pares de vasos com plantas grandes, ou quadros na parede, ou pares de luminárias. Enfim, sempre é muito possível trazer equilíbrio para um ambiente sem que ele se pareça com a sala da rainha do século XVIII.

ADICIONE ALGUMA SIMETRIA

Como nós mencionamos acima, a simetria tem este efeito sutil, porém, abusar deste efeito pode te causar sono. Você poderá facilmente ir da sensação de paz e relaxamento, ao chato e sem graça. Certifique-se também de compor algo interessante com peças sem simetria.

4

Estes elementos podem ser grandes ou pequenos, no entanto, pense em usar objetos que de alguma forma são similares em tamanho ou forma. Pegue por exemplo a cama que mencionamos anteriormente, e imagine cabeceiras diferentes em cores, porém proporcionais. Ou se são do mesmo material, têm um design diferente. A simetria também pode ser quebrada com almofadas diferentes, no caso de cabeceiras idênticas, ou até, com uma composição de decór diferente em cada uma delas, não é mesmo?

Ao que diz respeito ao universo de decoração, equilíbrio é a chave! Se você decidir incorporar a simetria à estrutura do seu design, você vai criar um espaço que é tanto esteticamente satisfatório, quanto lindo ao mesmo tempo. Todos reconhecerão o seu espaço como agradável, independentemente de seus estilos de design. Afinal, você mesmo já deve ter dito esta frase: “Eu não faria assim na minha casa, mas reconheço que está lindo e muito bem decorado! ” – Não é mesmo?