5 DICAS INFALÍVEIS PARA ESPAÇOS PEQUENOS

Com o crescimento das grandes cidades, cada vez mais o valor do metro quadrado perto dos grandes centros aumenta, pois grande parte da população valoriza o menor deslocamento entre casa-trabalho e acesso aos principais equipamentos de lazer. E para que isso se torne viável para muitos, unidades mais compactas têm surgido com mais frequência. Outra razão é a vida mais dinâmica na cidade, onde pouco ficamos em casa, e que faz com que optemos por ambientes menores e mais fáceis de manter.

Porém, não se enganem, planejar um imóvel compacto muitas vezes é tão ou mais desafiador do que um imóvel grande, principalmente quando existe um único ambiente que será usado quase que todo tempo, como é o caso de um apartamento com sala de tv, sala de jantar e cozinha integrados, já pensou nisso? Como deixar este ambiente com uma sensação de que o espaço é maior? Ou como ter o melhor aproveitamento possível de espaço sem deixá-lo com cara de entulhado? Enfim, são dúvidas muito comuns e que bom que existem alguns mini-truques que podem deixar qualquer ambiente aconchegante e funcional. Quer saber mais?

Deixe a luz natural entrar

Luz natural é sempre a melhor amiga da decoração! Não importa o ambiente, ele recebendo a luz, já muda de cara. Luz natural sempre faz com que o espaço pareça maior, portanto, se puder escolher, escolha ambientes que possuam janelas maiores. É um luxo! Agora para manter os móveis protegidos dos raios nocivos, sempre tenha uma cortina, leve de preferência, que possa filtrar a incidência dos raios e não pesar no ambiente.

Espelho, espelho meu!

Espelho, talvez seja a melhor forma de ampliar visualmente um espaço. Mas use de forma estratégica, pois espelho rouba a luz para dar profundidade ao seu espaço! Use em um local que já seja bem iluminado, de frente a uma janela, por exemplo. Desta forma vai refletir a paisagem e dar a impressão de abertura extra.

25 (5)

Escolha o mobiliário de forma inteligente!

Agora não é a hora de mobiliário grande, mesmo que você sempre tenha sonhado com aquela mega poltrona do papai (vich, espero que não seja seu caso!). Os móveis precisam ser menores e proporcionais ao tamanho do espaço. Também prefira peças que se transformem em outra coisa. Mesinhas que eventualmente poderão ser banquetas – adoro Seat Garden para esta situação – E opte por peças que também pode-se estocar algo disfarçadamente. Uma mesa de centro baú, onde pode-se guardar livros e mantas, ou cama que tem gavetões, enfim, peças inteligentes, mas que não abram mão de um bom design.

Tapete mágico!

Vocês sabiam que o tapete tem o poder da ilusão para ampliar uma sala? Mas tem truques! O tapete precisa necessariamente entrar no mínimo uns 20cm para dentro do sofá e ficar bem próximo ao móvel de tv, por exemplo. Se no quarto, o ideal é sobrar de uns 40 a 45cm, minimamente, na lateral da cama. Você verá como ele criando a moldura do espaço, amplia bem a sensação de tamanho.

25 (6)

E por fim, crie a luz!

Quando utilizamos pontos de luz dirigidos em pontos extremos do ambiente, estes pontos dão uma sensação de amplitude para o espaço, além de trazer muito charme.

Agora uma coisa é certa, não importa o tamanho do seu espaço, ele precisa refletir você , traduzir a sua personalidade e te trazer sempre a sensação de acolhimento que toda casa bem planejada deve ter!