ALERTA DE TENDÊNCIA: TONS FORTES PODEM ESTAR VOLTANDO!

Há alguns anos os tons neutros têm estado na preferência nacional. Muitas composições nos tem sido expostas em tons de bege, cinza clarinho, brancos em mil nuances e pouquíssimas cores, no mais uma ou outra para dar um “up” na composição. Também o estilo Escandinavo chegou ditando moda, e foi instantaneamente aceito por quase todos os fashionistas – e atire a primeira pedra quem não?! Rs… Porém, ultimamente, nas pesquisas que temos feito para as inspirações do Instagram, ou referências para clientes, cada vez mais estamos encontrando belas decorações num tom mais, digamos assim, carregado, o que sugere que vem uma grande mudança por aí!

Teria alguma grande razão para esta mudança? Ou, é o natural que acontece de tempos em tempos, que acabam por marcar as décadas? Não sabemos, mas, já  li que a situação incerta da política mundial, onde as pessoas tendem a se fechar e evitar exposição, incentiva o escurecimento dos ambientes.

Se sim ou não, só tenho a dizer que gosto da mudança, e já vi trabalhos lindíssimos nesta cartela mais escura! Também reconheço que ambientes assim trazem algo de enigmático e sofisticado, onde em tons muito claros dificilmente atingem esta mesma nota. Outra questão, é a do acolhimento, tente imaginar-se numa tarde chuvosa e gelada de domingo, se você iria preferir estar num ambiente branquinho ou mais escurinho, mesmo que estivesse envolto em um delicioso cobertor de lã fofinho. Acho que o ambiente mais sóbrio e escuro combina mais, não é? A tal da sensação que o escuro traz de acolhimento.

25 (1)

Se você já se sente pronto para trazer ao seu espaço tons mais escuros, não faça isso numa cartela monocromática, brincar com tons de cinza com caramelo, preto com mostarda, ou até mesmo o mais forte vermelho com azul, podem ser combinações bem interessantes, coisa que bons decoradores sabem como fazer e deixar o seu ambiente digno de muitos elogios!

Mas atenção, fuja das armadilhas! Para que uma composição mais escura tenha com esta pegada aconchegante e acessível, preste atenção a iluminação; outro ponto é o jogo de contrastes que se faz necessário, pois sem levar isso em conta, até mesmo a parede escura mais estilosa vai se tornar bem pesada.

Outra preocupação constante das pessoas é se uma decoração mais escura vai deixar o ambiente menor. Na verdade, muito pelo contrário se a composição for bem estudada! Agora, uma coisa é certa, compor com elementos escuros é bem mais difícil que o contrário, portanto, não hesite em pedir ajuda a um decorador competente, pois só ele vai saber montar com objetos que contrapõem o escuro, driblam as pegadinhas e sabem exatamente aonde é o foco central do seu espaço para valorizá-lo e ampliá-lo! Tenha certeza disso!

25 (2)

Ainda não se convenceu? Então faça um teste em uma parede, escureça bastante, num tom azul marinho, ou quem sabe um preto mesmo, coloque muitos quadros com molduras e elementos bem mais claros, acomode um aparador na frente com peças que gostaria de chamar a atenção, e dirija a luz a elas. Veja o resultado! Tenho certeza que valorizou toda a composição e ampliou o espaço. Sem falar na sensação de sofisticação que tudo isso formou.

Na verdade, é o seguinte, não tenha medo nunca de ousar e nem de mudanças! Um ambiente composto com cores mais fortes, texturas e elementos mais naturais, podem sim fazer uma mágica na sua vida, trazendo um novo e lindo espaço para você e seus amigos dividirem bons momentos!