O NORTE DA EUROPA NA SUA CASA!

Se o seu estilo é bem minimalista, se te agrada cores sóbrias e elementos naturais sem perder o despojamento, a sua melhor opção é a tendência escandinava. A Escandinávia é uma região no Norte da Europa que abrange, no sentido mais estrito, a Noruega, Suécia e Dinamarca.

O estilo escandinavo de decorar surgiu no século XX, através do artista sueco Carlo Larsson e sua esposa Karin, que fizeram de sua residência um projeto mútuo e referência nesse estilo.

Porém, se esse nome te assusta e dá a impressão de algo extremamente caro e fora dos padrões, é aí que você se engana: a regra do estilo escandinavo é a utilização de elementos que dão a entender que você acabou de se mudar! Isso mesmo, abuse de lâmpadas penduradas em fios emaranhados, quadros apoiados no chão e a mescla de elementos modernos e antigos. Mas cuidado! Nesse estilo, espaços livres são importantes e a premissa do “menos é mais” ganha força.

Vamos por etapas?

  1. Materiais

Como o branco é a cor predominante, é necessário quebrar um pouco da frieza do ambiente com elementos mais aconchegantes. É o caso da madeira, que pode ser usada nas paredes, nos pisos ou em móveis e elementos decorativos. A madeira acinzentada no piso, cria um contraste muito legal com o branco do ambiente. Mas não significa que se sua casa tem outro tipo de piso, que precise trocar, ok?

Aposte em elementos metálicos envelhecidos, couro, pedra e tijolos aparentes. É válido também quebrar o branco principalmente utilizando o cinza e outras cores neutras em diversos tons!

  1. Elementos Naturais

Plantas, muitas plantas! Cactos e suculentas dão um charme especial. Materiais naturais em tons claros também são muito bem-vindos.

  1. Objetos decorativos

Quadros, espelhos grandes apoiados ao solo, mantas em pelo e tapetes que imitam couro animal dão o toque final. Pode apostar em elementos com cores vibrantes como o verde e o fúscia, ou em tons pastéis, para quebrar um pouco a sensação de sobriedade e frieza. Se te agrada estampas, aposte nas geométricas, especialmente nos quadros!

  1. Iluminação

Os ambientes devem possuir iluminação abundante, seja ela natural ou artificial. Tente aproveitar ao máximo a iluminação vinda de fora, e para complementar, opte por luminárias minimalistas ou em formatos geométricos.

Tudo indica que o estilo escandinavo veio pra ficar. Esse estilo é altamente clássico e facilmente mutável. Com o tempo é possível alterar os elementos e, se necessário, transformar a atmosfera. Não tenha medo de ousar!

 

Quem contribuiu desta vez com o blog foi:

Laura Monte Alto | Designer de Ambientes

BH | Barcelona

Portfólio: behance.com/lauramontealto   Instagram: @lauramontealto

Fonte das imagens: Pinterest