Repaginar sem quebra-quebra, é possível?

Sim, e é aí que entram algumas dicas para quem tem pavor a sujeira, a atrasos e a preços exorbitantes para dar apenas aquele “up” na Decór!

Se você é uma dessas pessoas…então, anote 5 dicas básicas e primordiais para qualquer tipo de reforma, e evite dores de cabeça e stress de uma obra:

DICA 1 – Planeje-se

 

Sem um planejamento financeiro é impossível começar uma reforma, mesmo que seja apenas para repaginar e dar um “up” a apenas um ambiente.

Uma diária do pintor ou eletricista por exemplo sairá em média R$ 250,00 dependendo da região, fora o material e o acabamento.

Além da questão financeira, que precisa ser levantada, é importante planejar-se também em relação à logística do dia-a-dia em casa, para acompanhamento dos serviços que serão executados.

Contrate uma ajuda profissional (1)

Moodboard by YB.ARQUITETURA

DICA 2 – Contrate um profissional da área

Às vezes, acabamos pensando que por ser apenas uma reforminha boba e por inclusive já sabermos o que queremos, não há necessidade de contratar um arquiteto ou designer de interiores, mas acredite, a contratação desses profissionais é tão importante quanto o pintor ou eletricista.

E por incrível que pareça, o custo pago pelo serviço desse arquiteto ou designer de interiores é o menor de todos os gastos que você terá com serviço e material, e olha que é ele quem irá te auxiliar em tudo pra transformar a sua ideia em realidade.

deixe a ansiedade de lado1 (1)

Imagem extraída do site da Westwing Brasil.

DICA 3 – Deixe a ansiedade de lado

Calma, com pressa não chegamos a lugar algum… Lembre-se do ditado: “quem tem pressa come cru” … logo o melhor é: “quem espera sempre alcança”.

É só depois de contratar um profissional especialista, expor para ele todas as suas necessidades, o seu estilo e perfil, passar pelas etapas de projeto, escolhas dos materiais de acabamentos, planilha de custo e cronograma de serviços/prazos, que você estará apto a contratar os fornecedores adequados para os serviços que irá precisar.

Por mais simples que seja a intervenção que queira fazer, é essencial ter calma e não sair atropelando as etapas, como por exemplo, comprar itens que estão na etapa final logo no início da reforma, ou sair procurando fornecedor na internet ou entrando em lojas sem o auxilio do profissional que contratou.

seja parceiro do profissional contratado1

Imagem de arquivo pessoal.

DICA 4 – Seja parceiro do profissional contratado

Se você contratou um arquiteto ou designer de interiores para ajudar a repaginar o seu ambiente, não há motivos para competir com ele, em preço de fornecedor/loja ou mesmo bater de frente em tudo o que ele fala, afinal o que ele mais quer é ajudá-lo e você contratou um especialista para isso, certo!?

Há um mito de que os profissionais da área de arquitetura/decoração só indicam produtos caros e lojas que pagam comissão, a famosa Reserva Técnica. Não pense nisso como uma regra geral, e acabar se esquivando das sugestões do profissional que contratou.

o barato sai caro1

Imagem de arquivo pessoal.

DICA 5 – O barato sai caro

É importante solicitar orçamento de 2 ou 3 fornecedores para fazer uma cotação de custos, mas observando sempre se o tipo de serviço/produto orçados são de mesma qualidade/marca/modelo/etc, ou seja, se os itens de todos os orçamentos estão compatíveis.

Na maioria das vezes queremos fechar pelo orçamento mais barato, mas é preciso checar itens importantes antes de tudo como alinhar prazos de execução/entrega por exemplo, antes de bater o martelo somente pelo custo.

Contratar um fornecedor pela internet ou comprar um produto em sites de compra e venda rápida, pode até ser uma boa ideia quando a questão é o custo, porém, cerque-se de alguns cuidados como: faça uma verificação sobre a marca em sites de avaliações de serviços, verifique se a empresa está aberta e é idônea. São alguns cuidados que poderão evitar muita dor de cabeça.

E no mais, se precisar de algo, estamos por aqui!

______________________________________________________________________________

Quem contribuiu desta vez com o blog foi:

Yanna Basilio | Arquiteta

São Paulo | SP

e-mail: yb.arquitetura@gmail.com