Olá, tudo bem? Que tal conversarmos um pouco sobre cozinha?
Quase todo mundo já ouviu a expressão: “A cozinha é o coração da casa”. E nessa ocasião, a primeira imagem que nos vem à memória é a de uma bela e grande cozinha como aquelas das fazendas ou casas de nossas avós, construídas em uma época em que espaço não era problema e sempre havia lugar para mais um.
Infelizmente os tempos mudaram, e hoje em dia até casas ou apartamentos mais novos já não contam com aquela cozinha espaçosa e acolhedora de antigamente. Com o aumento do valor do m² nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, a área útil dos imóveis acabou sofrendo significativa diminuição e as cozinhas não escaparam da redução de área.
É claro que nos dias de hoje muitas pessoas não gostam ou precisam cozinhar em casa, mas esta ainda é uma atividade bastante praticada seja por amadores ou por aqueles que sonham e se arriscam em pequenas empreitadas gourmet. E é para todos estes que deixo algumas sugestões, que podem ajudar a extrair o máximo de sua pequenina cozinha:
ARMÁRIOS COM PORTAS DE VIDRO E PRATELEIRAS ABERTAS:

Fonte: Pinterest
Aqui temos dois truques muito eficientes, e que trazem muita beleza ao ambiente. As portas de vidro transmitem um ar de leveza aos armários, e sua translucidez acaba dando a impressão de que o espaço é um pouco maior (funciona mais ou menos como aquele truque do espelho em ambientes pequenos). Já as prateleiras abertas, além da leveza, também criam a ilusão de um espaço maior (as prateleiras flutuantes funcionam melhor nestas situações).
ARMÁRIOS ATÉ O TETO:

Fonte: Pinterest
Essa dica também traz duas soluções em uma: além de dar um acabamento mais primoroso à cozinha, eliminando aquele “espaço morto” entre o topo dos armários e o teto da cozinha; ela também ajuda a solucionar o déficit de espaço para todas aquelas panelas, louças e travessas que você nunca sabe onde guardar. Se você tiver armários que não foram feitos sob medida, uma boa dica é fazer algumas adaptações com a ajuda de um projeto de marcenaria feito por um arquiteto. Só um detalhe: essa dica não se adequa muito bem em ambientes com pé-direito duplo.
ACERTE NA PALETA DE CORES:

Fonte: Home Ideas
Quase todo mundo já ouviu dizer que cores claras iluminam e ampliam os ambientes. E por isso, eu sempre digo que o branco acaba sendo mesmo a melhor opção para cozinhas pequenas, já que além de iluminar ele propicia uma aparência de frescor.
Mas se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de um pouco de cor, que tal investir nos tons pastéis ou em cores neutras como o cinza? Olha só este exemplo:

Foto: Pinterest
DEIXE A LUZ ENTRAR

Foto: Pinterest
Eu sei o que você está pensando: “Você quer dizer que eu tenho que trocar as janelas da minha casa e/ou apartamento?”.
Calma; eu sei que essa é uma recomendação quase impossível de ser seguida. A abundância de luz natural tem a capacidade de fazer qualquer espaço parecer maior.Mas se você não está construindo ou reformando a sua casa desta forma, existem outras formas de tornar sua cozinha muito mais iluminada. Um bom projeto de iluminação é capaz de proporcionar a sensação de que o espaço é bem maior. A mistura entre a iluminação natural, luz ambiente, e pontos de iluminação direta, indireta e dirigidas é possível destacar diferentes pontos do espaço e criar a sensação de amplitude. Além disso, uma boa iluminação facilita a realização das tarefas a serem desenvolvidas na cozinha.

Foto: Pinterest
Estes foram apenas alguns exemplos do que se pode fazer com um bom projeto! Ficou curioso e quer adotar algumas dessas idéias? Vamos conversar, sua cozinha vai ficar ainda mais convidativa.
____________________________________________________________________________________
Contribuiu com este post a archie Juliana S. Rodrigues, de São Paulo.
>>> arquiteta.juliana@uol.com.br