Pouco espaço e várias funções?

O seu pesadelo pode se transformar no seu cantinho predileto do mundo inteiro!

Quem nunca se deparou com aquele espaço multiuso, pequeno, cheio de móveis e/ou objetos pessoais e por vezes teve vontade de chorar e implorar à todos os deuses por mais ESPAÇO?

Imagem_1

Pois é, essa é a preocupação de grande parte da população mundial quando se deparam com residências compactas, seja por opção de otimizar o próprio espaço e os próprios bens optando por um estilo de vida mais compacto, ou mesmo por inviabilidade financeira.

Nada de pânico!!! O mundo hoje pode estar mais consumista, mas ao mesmo tempo está cada vez mais criativo em inventar mobiliários e objetos que te auxiliam tanto na funcionalidade do dia-a-dia, quanto na armazenagem de itens pessoais. Além disso, nós, arquitetos e designers, podemos contribuir ainda mais ao te mostrar como utilizar cada um desses apetrechos no seu espaço e deixá-lo com uma aparência elegante e arrumadinha, porque ninguém merece viver, trabalhar ou receber os amigos em um espaço desorganizado e amontoado, certo?

Imagem_02

Seguem 07 dicas para você começar a otimizar o seu ambiente de maneira consciente e sem perder a sua identidade:

  1. Contrate um profissional. Ao contratar o seu arquiteto ou designer, certifique-se de repassar TODAS as suas indagações e explicar bem detalhamente a sua rotina e o que você considera como pontos cruciais de prós e contras para o seu apartamento dos sonhos. Lembre-se, o barato às vezes pode sair muito caro…valorize o potencial desses profissionais e se surpreenda com o resultado.
  2. Nada de mobiliários gigantes! Isso mesmo, não adianta comprar uma cama king size e depois ter que se contorcer para conseguir chegar até o banheiro. Opte SEMPRE por mobiliários que possuam alto nível de armazenagem de acordo com seus objetos pessoais e que juntos ainda deixem uma margem mínima para a circulação, e lembre-se: como serão poucos móveis, é importante que eles ornem com o restante do seu espaço, o seu arquiteto/designer poderá te auxiliar nisso! Uma opção a ser considerada é usar e abusar da marcenaria. Além de otimizar bastante a armazenagem, fica totalmente personalizada!

Imagem_03

  1. Valorize a iluminação natural. Quando se deixa a luz entrar, o espaço automaticamente se amplia, como num passe de mágica. Utilize vedações leves e claras, como tela solar ou persianas, e se preferir cortina, opte por tons neutros e tecidos com caimento mais leve e esvoaçante.

Imagem_04

  1. Cada centímetro conta! Isso mesmo, valorize todos os cantos! Um vão atrás da porta pode virar uma sapateira, e um bidê sem uso pode ser substituído por um maravilhoso cantinho de armazenagem no banheiro.

Imagem_05

  1.  Utilize truques para ampliar o seu espaço! Use e abuse dos espelhos, eles serão o seu maior aliado. Verticalize caso tenha pé-direito alto, isso pode contribuir maravilhosamente para a funcionalidade do seu espaço e de quebra dar um ar super descolado e moderno!

Imagem_06

  1. Cores! Ah, as cores….prefira tons neutros como tom principal e caso queira colorir, opte por almofadas ou objetos de decoração. As cores claras ajudam a manter o espaço iluminado e transmitem amplitude. Se ainda assim você não se contentar em não ter aquela parede com cimento queimado ou uma pintura geométrica que tanto sonhava, opte pela parede mais horizontal que tiver…se revestir a parede errada pode criar o efeito inverso e fazer o seu apartamento parecer ainda menor! Cuidado!

Imagem_07

  1. Integração!! Nada de criar barreiras entre diferentes ambientes. Por mais que você ainda prefira 4 paredes em todos os seus espaços, tente abrir mão de muitas paredes e crie ambientes abertos e integrados, você não vai se arrepender. Se precisar muito de uma separação, invista em divisórias vazadas, tapetes ou diferenciação entre pisos ou no próprio gesso. São algumas maneiras indiretas de segregar o seu espaço sem parecer gritante.

Imagem_08

 

Aproveite as dicas e coloque já em prática o que você aprendeu!

____________________________________________________________________________________

Contribuiu com o blog hoje, a archie Maiara Faria, do escritório, TRIANGOLO STUDIO – Arquitetura & Interiores, de Milão – Itália.

https://www.facebook.com/maiaraaf.arq

maiaraaf.arq@gmail.com