Decoração com ervas comestíveis

Tecnicamente uma erva tem como característica ter o seu caule macio, ou seja, não é rígido como o de uma árvore. Mas, a gente se acostumou chamar de erva qualquer planta que se use pelo sabor, fragrância ou propriedades medicinais, não importa o que o seu tipo de caule ela tenha.

 

TomilhoSilver Thyme, full sun, 6-12" tall and wide, can be used to creep over walls

Tomilho é ótimo pra plantar cobrindo rachaduras e fendas. Essa plantinha que é verde o ano inteiro, cresce até mais ou menos 30 centímetros de altura e no verão quando florescem, suas flores são pequenas, com tons rosa-lilás. Além de fragrante, as folhas do tomilho criam um pequeno e abundante arbusto, cuja textura pode ser usada para abrandar texturas ásperas, como pedras e terrenos acidentados. Quando o tomilho cresce em vasos e ficam compridos demais ele tende a “derramar”, dando um visual maravilhoso. Ele gosta de muito sol e solo com muita areia, ou seja, pouco irrigados.

OréganoDried Oregano Flowers Bunch - Santa Cruz

Erva perfeita para crescer em paredes de pedra! Chegando a impressionantes 60 cm, o orégano possui folhas verde-escuro com tonalidades arroxeadas e suas flores, que vão do roxo ao rosa, saem em cachos do final da primavera e persistem até o final do outono. Suas flores e folhas secas servem como decoração e servem como tempero também. O orégano gosta de muito sol e solos bem drenados, mas não gosta de secura, como o nosso grande amigo alecrim.

CamomilaLovely daisies #camomile #flowers #floral

É sempre bom sentir aquele cheirinho gostoso de camomila. Plantadas entre pedras de calçadas, essa planta é perene e muito durável, com pouca atenção elas podem fazer toda diferença para sua passarela externa! Chegando a 30 centímetros, a camomila gosta de sol, solo úmido e rico em nutrientes. Suas folhas e flores jovens  podem ser usadas para fazer chá calmante, sem contar no seu aroma que é a mistura de abacaxi e maçã é muito bom! Suas flores parecem muito margaridas, com o centro amarelo e pétalas longas e brancas.

SálviaSage smudge sticks. Burning sage purifies the home and moves out old energy.

A folhagem se mostra presente no seu jardim quase que o ano inteiro! No começo do verão os botões violeta-azul começam a sair e florescer! Chegando até 60 centímetros, a sálvia gosta de solo com boa drenagem e sol em abundância! Ela tem usos medicinais e na culinária, muito conhecido na Itália, o molho de manteiga e sálvia tem muitos fãs! Algumas pessoas acreditam que queimar um feixe de sálvia, limpa a casa de energias ruins.

Pelas suas folhas grandes e grossas, ela consegue prover proteção para o solo e transformar um trecho de terra sem vida, em um simpático refúgio de natureza!

AlecrimFresh Rosemary

Alecrim é uma das minhas plantas favoritas, o cheiro dele é atraente! Esse arbusto floresce no começo da primavera, as cores das pétalas variam do azul para o branco e o lilás. Além de ser bonito e combinar muito bem com uma parede de tijolinho aparente, tem muitas aplicações na culinária! Dentro de casa, além de servir como ornamentação e em pratos que você eventualmente vai fazer, ele perfuma o ambiente como um “difusor” natural. O alecrim ama solo rico em nutrientes e bem seco, é muito importante saber que o alecrim normalmente morre se for aguado regularmente!

Manjericãoboxwood basil, compact and flavorful

O manjericão, principalmente o genovês, são plantas muito resistentes e tem potencial de se propagar muito rápido se adaptados e odeiam o frio! Quando maduros o manjericão tende a florescer, com flores pequenas e brancas, o manjericão serve como decoração tanto de dentro de casa, num vasinho em cima da mesa ou cômoda, como também na área externa! A planta inteira é comestível, suas flores podem ser colocadas na água de cozimento e dar um gosto final bem sutil. Uma dica extra, nunca pique o manjericão com faca ou utensílios com metal, rasgar as folhas é muito melhor para o sabor do seu prato.

Alho2011 Hampton Court Palace Flower Show Gold Award Winner "The Garlic Lover's Garden"    Colin Boswell owner of The Garlic Farm     Paul Barney of Edulis, designerRHS   >includes: drumstick onion (Allium sphaerocephalon)

O alho é uma planta muito reutilizável, um dente de alho pode ser plantado diretamente no solo que ele vira uma planta inteira! No final do verão as suas flores em forma de estrela começam a aparecer! Quando ele tá cheio de sementes, a cápsula pode ser cortada da planta e usada para decoração, com uma coloração lilás e verde, é difícil não se apaixonar! Guirlandas e correntes de alho, dão um look diferente numa decoração rústica! Tanto o bulbo quanto as folhas do alho podem ser usadas na culinária,  além de ter propriedades antibióticas, o alho é um repelente natural, sem contar que é sempre bom ter alho em casa (quiser se proteger de vampiros ou só se gostar de alho)!

CebolinhaHow to grow chives

Cebolinhas são plantas repelentes de muitos insetos infernais como mosquitos e compõem muito bem um jardim ou um jardim de janela, pela sua abundância de cores. São absolutamente lindas com suas flores cor-de-rosa ou brancas. É deliciosa e fácil de cuidar, precisa do solo úmido e muito sol, a cebolinha também ama água e precisa beber todos os dias. Outra dica extra é: nunca arrancar a cebolinha do solo, mas cortar na base, que a planta vai crescer de novo e você não vai precisar replantar e replantar.

Erva-DoceGiant Fennel by mattberry, via Flickr

A erva-doce é uma planta que alem de bonita no seu jardim, sua flores pequenas e amarelas, atraem abelhas, que podem polinizar as suas outras plantas e assim ter um jardim florido e próspero! Usado em chás e na culinária, a erva doce tem muitas propriedades medicinais e usos diversos, como mascar a semente para melhorar o hálito etc… A erva doce gosta de sol e solo, bem drenado e nutritivo!

GirassolSunflower | Axel Naud:

Contradizendo o título, resolvi incluir o girassol, porque além dele ser muito bonito, e combinar com muitos ambientes, tanto internos quanto externos. O girassol é uma planta versátil, promove a reciclagem de nutrientes do solo, produz sementes comestíveis, cujas cascas podem ser usadas como adubo e fixador de água no solo! Seu caule seco serve como acendedor de churrasqueira, fogueiras e a flor quando libera as sementes pode ser triturada, servindo de adubo. O girassol quando está pronto para liberar sementes, atrai passarinhos! Nada melhor que acordar ao som de canto de pássaros!

A nossa vida pode ter muito mais verde! Basta ter um pouco de paciência e carinho com as nossas plantinhas que vão com certeza retribuir e embelezar trazendo muito mais vida para sua casa!

__________________________________________________________________________________

Texto de Daniel Camara
Quer participar do nosso blog contribuindo para gerar conteúdo relevante?

Fale conosco através de nosso e-mail: contato@archie.com.br . Este canal também está aberto para você! Participe!