Fique por dentro das principais tendências de decoração para 2019

Estão surgindo várias tendências de decoração para 2019, e se você está pensando em comprar uma casa nova ou fazer alguma mudança, alguma dessas ideias podem caber direitinho nas suas expectativas.

Cores, móveis e artigos decorativos estão vindo com tudo e estão se apresentando como uma nova onda decorativa dentro das residências, podendo transformar o seu cantinho em um local muito mais aconchegante.

Independentemente se você vai decorar sua casa nova ou está apenas buscando uma ideia para planejar uma reforma, essas tendências podem inspirar você a criar ambientes incríveis. Confira!

Minimalismo

Tons neutros e claros estão ganhando espaço dentro das casas, em meio a vários avanços de cores fortes e chamativas. Esse estilo mais simples é chamado de minimalismo e vem crescendo nos últimos anos.

Esse tipo de decoração mais leve e com traços suaves combina com pessoas que buscam paz e silêncio, e tem se mostrado uma das grandes apostas em decoração para o próximo ano.

Essa visão minimalista combina com um estilo de vida sem complicações e excluí do ambiente todo excesso desnecessário, para focar apenas no que realmente importa, criando um ambiente menos poluído e mais clean. Como diz o ditado — menos é mais!

Tom pastel

Acompanhando a tendência do minimalismo, temos o uso de cores pastéis para os revestimentos de ambientes internos e acabamentos para apartamentos ou casas. O pastel é um tipo de giz que não mantém uma cor muito forte quando usado — trazendo uma sensação de leveza ao ambiente.

Mas é preciso cuidado para escolher a cor utilizada e em qual ambiente ela será aplicada, pois algumas cores podem trazer um aspecto infantil, não desejável para locais como a cozinha ou a sala de estar, por exemplo.

Esse tipo de coloração combina bem com móveis modernos e valorizam muito a iluminação natural, deixando o ambiente mais agradável, porém, é interessante buscar por referências para utilizá-la e atingir o efeito esperado.

Mobiliário antigo reformado

Uma tendência que também vem invadindo as casas é a utilização de móveis antigos. Mesmo aqueles que estão em más condições — devido sua idade — podem ser reformados, recebendo uma cara totalmente nova.

Existem duas possibilidades e ambas estão em alta. Pode-se realizar uma reforma fiel a como o móvel era em sua época, ou pode-se criar uma versão modernizada, utilizando novas cores, papéis de parede e estampas para dar uma cara nova ao item.

São várias as opções de revestimento, cores e tipos de acabamento e texturas que podem ser aplicadas na hora de personalizar uma peça e deixá-la única. Tudo vai depender do ambiente em que ela será encaixada e da sua criatividade.

Tijolo aparente

Tijolos aparentes já foram uma tendência nas paredes externas das residências, mas para o próximo ano, poderemos ver um aumento do uso desse modelo de revestimento internamente.

Esse tipo de decoração faz com que o ambiente pareça mais rústico e acolhedor. Para completar, sua junção com outros elementos (como uma lareira e móveis de madeira) pode ser uma ótima pedida.

Existem duas formas básicas de utilizar essa tendência: com tijolos verdadeiros ou a partir de determinados acabamentos que simulam esse elemento, como papéis de parede com textura.

No caso de optar por tijolos reais, é preciso trabalhar muito bem o acabamento, para que não acabe gerando uma sensação de malfeito. O papel de parede, por sua vez, é muito mais simples de aplicar e custa bem menos, além de trazer um efeito bastante similar.

Tijolos à vista combinam muito bem com cores minimalistas e neutras, formando um equilíbrio entre a rusticidade e a modernidade dentro do ambiente.

Forma circular

De sofás a luminárias, as formas circulares estão cada vez mais presentes na decoração, devido sua fluidez e capacidade de adaptação a qualquer ambiente — afinal, não há pontas ou arestas a se encaixar.

Essa tendência busca resgatar as formas comuns e arredondadas da natureza e reconectar-nos com o meio ambiente. As formas sensíveis e leves são incrivelmente adequadas a uma decoração minimalista.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é outra tendência que vem para tornar-nos mais próximos da natureza, trazendo elementos externos para dentro das nossas casas, como as plantas.

Além disso, a sustentabilidade não está ligada apenas à visualização interior do ambiente, mas também à origem dos materiais aplicados na composição da decoração.

Entre alguns itens conhecidos como sustentáveis temos a cerâmica, as fibras naturais, as matérias-primas recicladas e a madeira de reflorestamento, que buscam minimizar o impacto ambiental.

Vale destacar que a presença de plantas em áreas internas e os jardins suspensos estão em alta, trazendo a vegetação para dentro da residência e tornando o ambiente mais leve, agradável e arejado.

Algumas espécies interessantes para habitar o interior de uma casa são as bromélias, mini cactos, palmeira areca e lírios da paz.

Por questões estéticas (e para a saúde e bom desenvolvimento das plantas dentro do ambiente), é preciso também pensar na iluminação natural — já que a luz do sol é essencial.

Elemento vazado

A divisão parcial de ambientes por meio de elementos vazados tem se tornado outra tendência comum dentro do lares hoje em dia. São painéis que permitem o contato visual total ou parcial.

Eles podem ser compostos por nichos e prateleiras (que são utilizados para sustentar elementos de decoração como vasos e porta-retratos) ou por biombos vazados, com pura função estética no local.

Por serem móveis, permitem a alteração do ambiente e suas divisões de forma simples e prática. Além disso, são ideais para ambientes muito grandes, onde não há uma divisão física clara, permitindo um melhor aproveitamento do espaço e otimização dos móveis.

Moving

Madeira natural e escura

A madeira, em tom natural ou escuro, é uma das grandes tendências para 2019, podendo ser utilizada em vários locais dentro de uma residência — um dos mais comuns é a cozinha.

A madeira permite um toque mais aconchegante e de conforto ao ambiente, e em casas com pouco espaço, esse sentimento acaba sendo ampliado pelo uso desse material.

Mesmo que tenhamos apresentado algumas das principais tendências de decoração para 2019, você deve ter em mente que o ideal é montar um ambiente que faça você se sentir bem e a vontade, afinal, passamos boa parte de nossas vidas dentro de nossa casa.

Quer compartilhar as suas ideias de decoração com a gente? Deixe um comentário neste post, estamos loucos para saber o que você está planejando!