Estruturas em madeira são destaque na composição de ambientes residenciais

Durante séculos artistas, arquitetos e designers vêm usando a madeira de diversas formas, combinando a sua criatividade com o excelente desempenho e resultado obtido a partir do seu uso. Madeira na decoração de interiores é o mesmo que falar em aconchego, sendo esse tipo de material uma ótima solução para aquecer um ambiente.

E opções de estruturas em madeira é o que não falta. Há muitos tipos que podem ser utilizados em qualquer espécie de construção. Em residências, esse tipo de aplicação tem aparecido cada vez mais, inclusive como material predominante em muitos projetos arquitetônicos.

Com sua grande versatilidade, a madeira pode ser utilizada em qualquer ambiente, desde quartos e salas, até banheiros e cozinhas. Algumas aplicações que podem ser citadas são em forros, janelas, pisos, portas, móveis e revestimentos de parede.

Além de móveis e revestimentos, a utilização da madeira pode ser vista em objetos de decoração e de uso cotidiano. São acessórios que dão requinte ao ambiente e ajudam na composição de uma decoração aconchegante.

Como a maioria dos revestimentos, a madeira exige apenas uma manutenção eventual com cera ou verniz. E também não existe uma regra que defina quais os tipos de madeira mais usuais em arquitetura e decoração, pois tudo depende do projeto e da proposta do espaço.

A madeira é um material sem restrições e, desde que seja bem utilizada, não há projetos nos quais seu uso não seja indicado. Muitas imobiliárias, inclusive, vêm investindo em uma nova decoração de madeira nos ambientes antes de disponibilizar imóveis para alugar.

Se você estiver procurando sobrados para alugar, por exemplo, verá vários cômodos trabalhados em madeira que são simplesmente lindos de se ver. E também há muitas opções de apartamentos para alugar  com cômodos que apresentam belíssimos detalhes em madeira.

A seguir, veja algumas boas ideias de como inserir você também estruturas em madeira no local onde mora.

Home Theater em madeira

Uma forma bem criativa de se usar a madeira é em projetos de móveis de marcenaria.

Os painéis de madeira, por exemplo, transformam-se em uma ótima alternativa para esconder tomadas, passar cabos e ajustar alguns defeitos das paredes, sendo excelentes para a composição de um home theather, de uma suíte master e ainda de home offices, trazendo resultados muito bonitos e surpreendentes.

Divisórias de madeira

As divisórias vazadas de madeira vêm se mostrando uma grande tendência na decoração de residências. Elas não só deixam o espaço mais bonito, como desempenham muito bem a função de realizar a divisão do ambiente permitindo a introdução no recinto de iluminação e ventilação natural.

As divisórias vazadas de madeira também conseguem ser bem mais fluídas que outras disponíveis no mercado, sendo capazes de proporcionar ao morador da casa a sensação de amplidão e são perfeitas, inclusive, para pequenos ambientes integrados, como muitos sobrados para alugar em Curitiba disponíveis atualmente.

Estantes de madeira

As estantes vazadas feitas sob medida representam uma forma muito eficaz de se personalizar espaços e de se aumentar as formas de armazenamento. Em apartamentos para alugar em Curitiba que já vêm mobiliados, há muitos tipos de estantes revestidas em madeira.

Revestimentos de parede em madeira

Por ser de fácil manuseamento, de longa duração e altamente resistente, a madeira vem se apresentando como uma grande tendência em revestimentos de parede. Além de todas as qualidades citadas acima, a madeira também contribui para a manutenção de uma agradável climatização e sempre proporciona um ar decorativo mais genuíno ao ambiente.

Para revestimentos, há uma vasta sucessão de cores, texturas e estilos de madeira. As que possuem acabamentos rústicos, por exemplo, encontram-se disponíveis no mercado por aproximadamente duzentos reais o m².

Tetos de madeira

Um teto com revestimento em madeira traz, sem dúvida alguma, um toque super diferenciado de aconchego e sofisticação para qualquer tipo de residência. A madeira também é capaz de melhorar o conforto térmico e a acústica dos espaços, possibilitando, inclusive, a valorização de ambientes modernos e clássicos, por combinar com todos os estilos decorativos.

Madeira na cozinha

Quando bem arranjados e combinados com elementos com um papel equilibrador, os móveis de madeira dão um charme irresistível a uma cozinha. A combinação de móveis com tonalidades parecidas e traços com superfícies neutras é capaz de gerar um ambiente vintage bem delicado e harmonioso.

Madeira nos quartos

Nos quartos, a marcenaria decorativa apresenta-se como uma solução sofisticada e prática que comumente acaba nascendo de ideias como embutir uma prateleira ou esconder uma porta.

Criar painéis de madeira nos quartos é outra boa solução para passar cabos, esconder tomadas e ajustar imperfeições nas paredes. São alternativas requintadas que ajudam a compor uma decoração mais aconchegante.

Madeira no banheiro

Sim, a madeira pode – e deve! – ser usada em lavatórios e banheiros. Esse material é ideal para ser utilizado no piso, em detalhes do ambiente ou como revestimento de painéis decorativos nas paredes (como já falado anteriormente).

Combinada com materiais naturais como a pedra, a madeira recebe a função de transformar banheiros e lavatórios frios em locais relaxantes e personalizados, além de criar ambientes que agradam os mais diferentes tipos de gostos.

Madeira na área externa

Os pergolados e os decks de madeira triunfam nas áreas externas da casa e o melhor de tudo é que são uma opção barata e simples de decoração sem muitas complicações. O ideal é fazer um projeto antes de iniciar a construção, pois a estrutura deve ser firme e resistente.

Os decks de madeira têm um investimento a partir de R$ 149,00/m², utilizando-se madeiras de reflorestamento como o Pinus e o Eucaliptos, até um valor de R$1.600,00/m², quando utilizadas madeiras mais exóticas como o Mogno e o Cipreste. No entanto, é possível encontrar algumas opções de imóveis para alugar com decks de madeira a preços fora da média citada.

Vale ressaltar que as opções de estruturas em madeira não se esgotam aqui. Há inúmeras utilidades para esse material natural que podem servir para o local onde você mora – ou pretende morar.

Caso tenha gostado do conteúdo do artigo, compartilhe com os seus amigos!