Se você é um marinheiro de primeira viagem é um grande desafio decorar sua primeira casa! Pode ser um processo demorado e um pouco frustrante, principalmente, se você esteve esse tempo todo alugando imóveis e acredita que FINALMENTE, vai poder pintar da cor que quiser, pendurar a TV, furar a parede, colocar belas cortinas sem perdê-las, e até mesmo instalar papel de parede sem dó de deixá-los para trás!
Aliás, um grande desafio de profissionais de decoração/arquitetura de interiores é ser chamado depois que muito trabalho já foi feito, (e muita frustração!) na tentativa de aproveitar os móveis que já foram comprados, e minimizar os danos já causados, pois o ambiente não ficou exatamente como na foto do Pinterest.
Então para te ajudar, vamos dar aqui 10 dicas para não passar raiva com o seu DIY na decoração da casa nova!
1. Não comprar tudo de uma vez!
A não ser que você seja uma exceção, é muito difícil ter uma visão espacial do ambiente. Principalmente, se você está se mudando de algum lugar e vendeu todos os móveis. Morar em uma casa meio decorada pode parecer difícil, mas é importante ter paciência porque ao decorar sua casa aos poucos você evita erros e terá sempre uma sensação de progressão, onde o ambiente estará sempre melhorando e mudando, deixando o processo todo muito mais prazeroso.
2. Comprar tapetes que são pequenos demais para o ambiente
Escolher um tapete pode parecer insignificante a princípio. E talvez você ame, o estilo, a cor, a estampa de um tapete bacanérrimo, mas o seu ambiente clama por um tapete maior, e este vai parecer uma besta do apocalipse na sua sala. Ainda assim você compra o pequeno, logo você vê que em vez dele trazer o elemento UAU!!! olhando sua sala só sente uma tristeza pelo que ela deixou de ser.
3. Pintar muitas paredes em destaque
Muitos recém-mudados pensam em pintar as paredes de 40 mil cores diferentes em quase todas as paredes da casa! Se você pensa em destacar paredes, lembre-se que menos é mais, 1 por cômodo e máximo de 2 por casa já serão o suficiente! Pense nas paredes que já atraem a atenção naturalmente pelo que elas são, para serem coloridas! Ora, e se você tem lareira ou uma janela muito grande, elas já podem servir de destaques!

Fonte: Pinterest
4. Pendurar as cortinas baixo demais.
A maioria das pessoas pendura as cortinas logo acima da janela. Prende-las de 2.5 a 7.5 centímetros do teto (ou da parte mais baixa do roda-teto, se você tiver), fará com que o teto pareça mais alto e o ambiente por consequência, maior! Também quando colocar cortinas é interessante ter uma folga para os lados de 15 a 30 centímetros, pra que a cortina não cubra a janela e você perca nenhum centímetro da sua janela e daquela linda luz natural!

Fonte: Pinterest
5. Combinar os seus móveis ou as suas madeiras
Piso de pinho, móveis de pinho, artigos decorativos de pinho… Acho que deu pra entender né? Com pouquíssima variação de texturas e cores, o ambiente fica monótono, tedioso. Tons de madeira podem ser um desafio, então ter pelo menos 2 tons de madeira no cômodo é uma mistura muito interessante!

Fonte: Pinterest
6. Não ignorar a proporção
Pensar em escala, normalmente não vem à tona para as pessoas, mas vocês não são todo mundo, né? Ninguém merece um sofázinho de 2 lugares em uma sala imensa ou um baú da vovó que ocupa a sala inteira. Experimente desenhar com fita crepe no chão, o sofá, com a mesinha, com a estante, com a poltrona, e veja como ficou a proporção! Se curtir, compre tudo!

Fonte: Pinterest
7. Paredes com muita informação
“Poxa, mas a gente não tem nada nas paredes ainda”. É normal as pessoas acharem que todo centímetro de parede tem que estar cheio de quadros, pinturas, esculturas, pratos etc… Você deve pensar qual o ponto focal do ambiente (para onde o olhar é atraído), e e identificando este local, coloque um quadro, ou até mesmo uma galeria com 5 gravuras, com certeza vai valorizar o ambiente e mudar seu mood.

Fonte: Pinterest
8. Cuidado ao pintar ambiente pequeno com cor escura!
Uma regrinha que é bem fácil de esquecer: ao pintar um ambiente com uma cor escura fará com que ele pareça menor! Mas não entremos em pânico ainda, também pode fazer com que o ambiente pareça mais aconchegante. Então, lavabos e halls de entrada/circulação, com cores escuras podem fazer TODA diferença, e trazer muita sofisticação!

Fonte: Pinterest
9. Pendurar quadros alto demais!
Vamos supor que você fez tudo certinho: comprou o tapete adequado, os móveis proporcionais, as cores de paredes em harmonia, as cortinas, tudo! … Mas você chamou o seu amigo pra furar e pendurar os seus quadros, enquanto você dava aquela saidinha rápida. Quando você volta pra casa, tchanaaaan: seu amigo já não está, mas os seus preciosos quadros estão pendurados acima da altura das portas, e estão muito altos! Acontece, é que a proporção é toda jogada no lixo quando ele pendurou tudo a 2.30m do piso! A altura recomendada é de 1,90m a 2,05m, ou de 15 a 20 com abaixo da altura dos batentes, conforme o tamanho de cada peça!

Fonte: Pinterest
10. Decorar contrário ao estilo arquitetônico do imóvel.
Mesmo que venha machucar alguém, entristecer corações, provocar choro ou ranger de dentes… procure levar em consideração a idade e estilos arquitetônicos do seu imóvel. Desculpe, é difícil eu sei, mas imagina você ter uma casa de fazenda, com uma decoração americana dos anos 50? Não é pra dizer que você não pode ter um estilo (ou decorar) do jeito que você quer, mas a harmonia entre estilos sempre será uma decisão mais assertiva; sem contar que você pode e deve colocar sua personalidade na decoração da sua casa. Simplificando, você tem como decorar do seu jeito e ainda combinando com o estilo arquitetônico do imóvel.
Se ainda tiver muitas dúvidas, lembre-se que por muito, muito pouco, um Archie sempre poderá te ajudar… Custa menos que um jantar no seu japa preferido! Até a próxima!